Fenômeno na Espanha e aclamado em diversos países, ‘Livre’ chega aos cinemas do Brasil mostrando a beleza da vida contemplativa
Documentário estreia em agosto
Falar em vida contemplativa parece ser algo distante e para pessoas de ascese espiritual elevada, quase um desígnio divino. Sem atravessar completamente esta ideia, o documentário ‘Livre – Duc In Altum’ (Libres), abre portas de mosteiros para apresentar ao mundo a beleza destes locais e a sabedoria de quem neles vive.
Produzido por Bosco Films e Variopinto Producciones, ‘Livre’ estará em cartaz nos cinemas do Brasil em 1º de agosto, mês das vocações, oportunidade para trabalhar o tema através de um conteúdo audiovisual tecnicamente bem-produzido, com profundidade espiritual indiscutível. A distribuição é da KOLBE ARTE.
O filme foi indicado em três premiações cinematográficas, sendo agraciado por Melhor Trilha Sonora de documentário pelo “The Movie Music International”, evento que visa reconhecer músicas de filmes e de televisão e todo mundo.
Reconhecido nas artes e por aclamação popular. Na Espanha, ‘Livre’ foi o documentário mais visto em 2023, levando nada menos que 100 mil pessoas aos cinemas. A produção já passou pelos Estados Unidos, México, diversos países da América Latina e mais recentemente pela Polônia.
Dirigido por Santos Blanco, a produção explora a beleza e a profundidade da vida consagrada a partir dos mosteiros espanhóis, oferecendo uma visão rara e intimista da vida contemplativa.
Desde seu lançamento, o documentário tem recebido elogios da crítica especializada, que tem evidenciado a sua qualidade artística, o rigor documental e a capacidade de transmitir a grandeza da vida monástica. Destaque para a fotografia, que enriquece de forma singular a proposta do filme.
Sinopse: “O ser humano é uma simbiose perfeita de corpo, mente e alma. Durante séculos, a Espanha foi o berço da contemplação. ‘Livre – Duc in Altum’ é uma viagem ao interior do homem, onde ganhamos permissão para entrar e falar com pessoas que raramente pronunciam uma palavra e em lugares que permanecem fechados ao mundo: os mosteiros. Esta é a nossa oportunidade de descobrir o que leva uma pessoa do século XXI a decidir fechar-se entre quatro paredes para o resto da sua vida. Como é o seu dia a dia, suas motivações, sua ligação à natureza pura e sua vida exterior, que tem muito a ver com sua vida interior.”
O elenco conta com Alexandra Ansidei, Roberto Álvarez Toyemi, Paula Iglesias, Pastora Vega, Ruth Gabriel, e Carlos Iglesias. Santos Blanco dirigiu o documentário.
Confira o trailer clicando aqui.