Equipamentos atenderão nove municípios da região
As 524 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste ano nas regiões cobertas pelas 33ª e 99ª zonas eleitorais passaram por testes de funcionamento nesta quinta-feira (13), em Tubarão. Do total de equipamentos vistoriados, 496 serão instalados nas seções eleitorais e 28 permanecerão guardados como reserva para eventuais substituições.
Durante o procedimento de checagem, os servidores dos cartórios eleitorais realizaram a verificação de componentes dos aparelhos, como conexões elétricas, teclados, impressoras internas e a visibilidade das telas.
A estrutura montada em Tubarão atende os eleitores das margens direita e esquerda do município, além de abranger outros oito municípios vizinhos pertencentes às duas zonas eleitorais da comarca.
Cerimônia pública
A etapa seguinte do cronograma Justiça Eleitoral será a configuração oficial das urnas (carga e lacração), agendada para o dia 21 de setembro, às 14h, no Praça Shopping. O ato é público e pode ser acompanhado por fiscais de partidos, imprensa e comunidade.
Em todo o território catarinense, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) já distribuiu 18.860 urnas eletrônicas entre as 100 zonas eleitorais do Estado.
Para agilizar o fluxo nas seções e evitar a formação de longas filas, o chefe do cartório eleitoral de Tubarão, Ricardo Leonetti de Oliveira, orienta os eleitores a levarem anotados em papel os números de seus candidatos preferidos – a tradicional “cola eleitoral”.
Neste pleito, a votação exigirá a digitação de números para seis cargos políticos, na seguinte ordem:
Deputado Federal;
Deputado Estadual;
Primeiro Senador;
Segundo Senador;
Governador;
Presidente da República.







