Dom Adilson Pedro Busin, CS, completa 60 anos de idade

O bispo diocesano realizará visita pastoral na paróquia de Nova Brasília, em Imbituba, nesta quarta-feira (21)
O bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, CS, completa nesta terça-feira (20), 60 anos de idade. No dia 30 de abril, ele celebrou nove anos desde sua Ordenação Episcopal.
Natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul, o bispo diocesano foi ordenado presbítero em 1993 e enviado para o Paraguai como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Ciudad del Este.
Dom Adilson foi ordenado bispo somente em 30 de abril de 2016. O bispo da Diocese de Tubarão foi nomeado como bispo em 3 de maio de 2023 e assumiu em 2 de julho do mesmo ano.
Recentemente, ele realizou visita pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá. Sua agenda agora é uma nova visita pastoral, mas na Paróquia de Santa Terezinha, em Nova Brasília, na cidade de Imbituba. A visita pastoral vai de quarta-feira (21) até domingo (25).
Biografia
Missionário da Congregação dos Padres Scalabrinianos, dom Adilson Pedro Busin nasceu em Sarandi (RS), em 20 de maio de 1965. Ingressou em 1979 no seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo.
Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1993 e enviado ao Paraguai como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Ciudad del Este. Do Paraguai foi para Roma, onde fez mestrado em Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana. Exerceu diferentes funções na congregação no Brasil e também nos Estados Unidos até ser nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Francisco, em 2016.
Em âmbito nacional, Dom Adilson atuou como referencial da Comissão Especial para o Tráfico Humano da CNBB. Ele é o atual presidente da comissão.
O religioso foi ordenado bispo na Igreja Nossa Senhora de Lurdes, em Sarandi/RS, por Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, C.S, atual bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

