Em 2 de julho de 2023, Dom Adilson Pedro Busin, CS tomava posse como bispo da Diocese de Tubarão

Dom Adilson é o sétimo bispo da Diocese de Tubarão


Nesta terça-feira (2) é celebrado o primeiro aniversário da Posse Canônica de Dom Adilson Pedro Busin, CS como bispo da Diocese de Tubarão. Ele é bispo da diocese desde seu anúncio em 3 de maio de 2023, tomando posse somente no dia 2 de julho do ano passado.

Em entrevista ao Show do Rádio da Rádio Tubá, o bispo agradeceu a oportunidade de estar à frente da diocese durante este primeiro ano.

“Quero agradecer a oportunidade que Deus me deu. Eu sempre tenho isso presente, a gratidão pela missão. Eu posso dizer assim que desde o começo me inseri nessa realidade, procurei caminhar pelas ruas, visitar as comunidades e agradeço a todas as pessoas que me apoiam. Agradeço os padres, agradeço as lideranças, que são muitas lideranças”, disse o bispo.

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Biografia 

Missionário da Congregação dos Padres Scalabrinianos, dom Adilson Pedro Busin nasceu em Sarandi (RS), em 20 de maio de 1965. Ingressou em 1979 no seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo.

Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1993 e enviado ao Paraguai como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Ciudad del Este. Do Paraguai foi para Roma, onde fez mestrado em Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana. Exerceu diferentes funções na congregação no Brasil e também nos Estados Unidos até ser nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Francisco, em 2016.

Em âmbito nacional, Dom Adilson atuou como referencial da Comissão Especial para o Tráfico Humano da CNBB. Ele é o atual presidente da comissão.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Instagram

Facebook

© 2025Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?