Dia do Professor: a profissão que é o alicerce de todas as profissões

O professor tem a missão de educar qualquer um que esteja disposto a aprender


Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. O educador tem a missão de ensinar as crianças e adolescentes para um grande futuro, sendo a profissão mais importante que é o alicerce de todas as outras profissões.

O Dia do Professor ganhou status de feriado escolar, em 1963, por força de um decreto federal. No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I e que presta homenagem a Santa Teresa D’Ávila.

“Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.

A proposta de Becker acabou sendo bem recebida e inspirou outras celebrações do tipo. Em 1948, o Dia do Professor foi oficializado como data comemorativa e feriado em Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, foi criado o Dia do Professor em todo o país.

O dia do professor em SC

A criação do Dia do Professor em Santa Catarina se deu pela deputada estadual Antonieta Barros, a primeira mulher negra a ser eleita. Ela defendia a emancipação da mulher através da educação, uma educação de qualidade e o reconhecimento da cultura negra.

Em sua segunda passagem pelo parlamento, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Apesar de ter âmbito estadual, essa foi primeira lei que associa a data ao dia do professor.

Padroeira dos professores

Também conhecida como Santa Teresa de Jesus, ela nasceu em Ávila, na Espanha, em 28 de março de 1515 e faleceu em Alba, também na Espanha, em 4 de outubro de 1582. Foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual.

Pedagoga de excelência no caminho da oração e da espiritualidade, é padroeira dos professores por conta da sua maestria em lidar com as pessoas para auxiliá-las no caminho rumo a Deus.

No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?