Dia do Engenheiro Agrônomo: qual o papel deste importante profissional na agricultura?
Dia é reconhecido através de lei instituída em 1933
Hoje, dia 12 de outubro, além de ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, também é uma data especial para os engenheiros agrônomos, um importante profissional na agricultura. Mas qual é o seu papel?
O dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil é comemorado no dia 12 de outubro porque foi nesta data, em 1933, por meio do Decreto de Lei n° 23.196, que se regulamentou a profissão no país.
Profissional que conecta a ciência à prática no campo
Responsável por diversas áreas da produção rural, o engenheiro agrônomo exerce um papel estratégico, ajudando a transformar o setor em um dos pilares da economia brasileira.
Esse profissional conecta a ciência à prática no campo. Sua formação multidisciplinar abrange desde a escolha das melhores técnicas de plantio e manejo do solo até o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental.
No Brasil, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, sua atuação é determinante para que o país mantenha seu protagonismo no agronegócio global.
O engenheiro agrônomo, além disso, auxilia no planejamento e execução da agropecuária, aplicando técnicas agronômicas e conhecimentos científicos para gerar uma agricultura racional.
Ele é responsável por aperfeiçoar o desenvolvimento genético de espécies vegetais e estudar enfermidades nesse segmento. Além de orientar e estudar sobre a qualidade e tratamento do solo, o engenheiro agrônomo coordena técnicas agrícolas.
Essas estratégias ajudam no combate às pragas em plantações, aumento do rendimento dos produtos, reflorestamento, melhora do processo de irrigação e drenagem, e na elaboração de novos métodos de produção.
Com informações de Canal Rural e Uceff
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias