Corpo de Bombeiros de SC adota novas tecnologias para agilizar atendimento emergencial

A inovação trouxe maior eficiência na mobilização dos recursos
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem investido cada vez mais no aprimoramento tecnológico para otimizar o atendimento à população. A corporação expandiu o uso de aplicativos de chamadas de vídeo e mapas interativos, proporcionando maior precisão na localização das ocorrências e cálculo de distâncias para um deslocamento mais eficiente.
Com a evolução do sistema, os atendentes do 193 podem visualizar em uma única tela a posição exata da emergência e os recursos disponíveis nas imediações. Isso inclui, por exemplo, a identificação de hidrantes próximos em casos de incêndios ou a localização de quartéis e postos de guarda-vidas que possam oferecer suporte imediato enquanto a ambulância segue para o local.
“Nosso compromisso, em parceria com o Governo do Estado, é aprimorar o uso da tecnologia para garantir um atendimento rápido e qualificado. Com esse sistema, conseguimos reduzir o tempo de resposta e reforçar nossa missão de salvar vidas”, destaca o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
Além disso, o sistema está integrado às câmeras de monitoramento Bem-Te-Vi, que permitem observar em tempo real ocorrências visíveis nas vias públicas. Outro avanço é o rastreamento das viaturas por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, que possibilita acompanhar o deslocamento das equipes em tempo real e fornecer ao solicitante uma estimativa de chegada do socorro.
O capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC, ressalta que a inovação trouxe maior eficiência na mobilização dos recursos. “Com essa tecnologia integrada, conseguimos responder com mais agilidade às chamadas. O regulador do COBOM pode direcionar a equipe mais adequada para cada situação. Além disso, ao identificar a origem das ligações, conseguimos minimizar o impacto dos trotes, verificando se há reincidência de chamadas falsas de um mesmo local”, explica.
Outro recurso que tem sido cada vez mais utilizado é a chamada de vídeo. Essa funcionalidade permite que os bombeiros orientem os solicitantes em tempo real em situações críticas, como engasgamento ou parada cardiorrespiratória, até que a equipe chegue ao local.
Com essas melhorias, o CBMSC reforça seu compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e tecnológico à população catarinense.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias