Com 52% de cobertura, vacinação contra a gripe continua em Laguna

No total, 14.158 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas
A campanha de vacinação contra a gripe em Laguna já imunizou 14.158 pessoas dos grupos prioritários, o que representa 52,51% da meta estabelecida até o momento. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Em nível nacional, apenas 39% dos grupos prioritários foram imunizados até o momento.
Confira os percentuais por grupo:
- Idosos: 55,20%
- Crianças: 43,22%
- Gestantes: 36,81%
Apesar do avanço, os índices ainda estão abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e crianças. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e convoca a população que ainda não recebeu a dose a procurar a unidade de saúde mais próxima.
A vacina protege contra três cepas do vírus Influenza e é fundamental para reduzir complicações graves da gripe, como internações e óbitos. Além disso, crianças com vacinas em atraso puderam aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação.
Por que é necessário vacinar todos os anos contra a gripe?
Essa é uma dúvida frequente. Tomar a vacina da gripe todos os anos é necessário porque há uma queda do nível de anticorpos contra o vírus Influenza com o passar do tempo. Assim, é preciso novo estímulo por meio da vacinação. Outro ponto é que há uma atualização da composição da vacina de acordo com as cepas dos vírus da gripe mais circulantes no ano anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a nova formulação para melhor prevenção contra a doença.
A vacina contra influenza é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. As vacinas das campanhas atuais são trivalentes e protegem contra os tipos de vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os vírus de maior importância epidemiológica, de acordo com a própria OMS.
Vale ressaltar que a vacina contra gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes, incluindo a vacina contra covid-19.
Onde se vacinar
As doses estão disponíveis nos postos de saúde dos bairros Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Esperança, Progresso, Portinho, Cabeçuda e Passagem da Barra. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.