Capivari de Baixo oferece curso de capacitação para interessados em tornar-se famílias acolhedoras

Município busca conscientizar populaão sobre acolhimento e proteção
A prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social está oferecendo um curso de capacitação para novas famílias acolhedoras.
O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses. Existem três modalidades de acolhimento por medida de proteção, e o acolhimento em família acolhedora é uma dessas.
Diferente dos acolhimentos institucionais (em que há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por outra família: a família acolhedora. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.
As famílias acolhedoras recebem mensalmente da prefeitura um salário mínimo por criança ou adolescente que abrigam. Em caso de o acolhido ter alguma necessidade especial, o valor é acrescido em 25%.
Além do amor e carinho que tem que estar presentes no ato do acolher, é necessário conhecer outras questões para se tornar uma família acolhedora e é para melhor esclarecer as pessoas interessadas que a Prefeitura está oferecendo esta Capacitação.
Ela é gratuita e inicia dia 07/05, às 19 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade, com carga horária de 20 horas. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, às 19 horas.
Os palestrantes serão profissionais especialistas, assistentes sociais, psicólogos, advogados, nutricionistas, pediatra, da rede de garantia de direitos do município entre outros profissionais.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias