Camerata di Venezia apresenta Concerto no Museu Ferroviário de Tubarão com entrada gratuita

Orquestra retorna ao museu para Temporada 2024 com a apresentação “Música no Museu”


Nesta sexta-feira, às 20 horas, a Camerata di Venezia está de volta a Tubarão para apresentar o concerto “Música no Museu” em parceria de sucesso com o Museu Ferroviário. O concerto promete um grande espetáculo musical com o cenário incrível do museu, com máquinas a vapor e vagões dividindo o espaço da estação com a orquestra.

A entrada é gratuita e com transmissão ao vivo no canal oficial da Camerata di Venezia no YouTube. O concerto faz parte da Temporada 2024 da orquestra que tem a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago.

No repertório, Música de Concerto Brasileira, Trilhas de Cinema e Pop Rock. As obras são de três aclamados compositores brasileiros: Cláudio Santoro, Villa-Lobos e Clóvis Pereira. Destaca-se “O Trenzinho do Caipira” de Villa-Lobos, obra que não poderia faltar na combinação da música orquestral com o Museu Ferroviário. Na segunda parte, músicas da atualidade, destinado a agradar um público amplo com as Trilhas de Cinema e Pop rock. São temas de músicas como do filme “Frozen” e de grandes artistas e bandas como Michael Jackson, Guns N’ Roses e Coldplay. O evento tem medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.

O Museu Ferroviário tem em seu acervo máquinas a vapor, vagões, documentos e outros objetos utilizados pelo transporte ferroviário. O museu foi criado em 1997 por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina.

Os concertos da Camerata di Venezia em 2024 contam com um ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Para cada evento serão arrecadados itens essenciais, em que instituições parceiras irão encaminhar àqueles que mais precisam. Será aceito neste concerto: garrafas de água mineral e produtos de higiene pessoal que serão encaminhados pela Fundação Municipal de Cultura de Tubarão.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Diamante Energia, Bistek Supermercados, Imbralit, Usipe e Imepel, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, SG2 digital, Refricril e Museu Ferroviário de Tubarão. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.

Programa

C. SANTORO | Ponteio
VILLA-LOBOS | O Trenzinho do Caipira
C. PEREIRA | Três Peças Nordestinas
I. No Reino da Pedra Verde
II. Aboio
III. Galope

Trilhas de Cinema e Pop Rock
Tema de Frozen
Tema de Os Vingadores: The Avengers
The Beatles | Hey Jude
Camila Cabello | Havana
Tema de Nasce Uma Estrela: Shallow
Michael Jackson | Thriller
Journey | Don’t Stop Believin’
Guns N’ Roses | Sweet Child o’ Mine
Coldplay | Clocks
Queen | The Best of Queen

Temporada 2024

O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2024” iniciou em maio de 2024 e prevê a realização de 21 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos entre Nova Veneza e cidades da região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música de concerto e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?