Cachorro comunitário é encontrado morto com sinais de envenenamento em Tubarão

29 de janeiro de 2026

Situação revoltou a comunidade que frequenta praça em Oficinas


Um cachorro comunitário, que vivia nos arredores da praça da Igreja Matriz de Oficinas, em Tubarão, foi encontrado morto por populares durante a madrugada desta quinta-feira (29).

A reportagem da Rádio Tubá tomou conhecimento da situação após um homem, que é conhecido por cuidar dos cães na praça, informar sobre o ocorrido. De acordo com as informações, o cachorro, que seria um Pastor Alemão e era conhecido pelo nome de Delegado, teria sido envenenado na praça.

Ainda segundo apurou a reportagem da Tubá, um segundo cachorro, um vira-lata de cor preta, também teria sido envenenado, mas foi salvo pelo protetor que prontamente levou a um veterinário.

Segundo uma comerciante local, a situação tem se agravado nos últimos dias no bairro, principalmente na praça da Igreja Matriz. Ela confirmou à reportagem que há câmeras no espaço, mas que não conseguiram flagrar o momento em que o suspeito pode ter envenenado o cachorro.

Conforme a lojista, o cachorro e alguns outros são cuidados pelos comerciantes, que dão comida e água, além de um espaço para descansar próximo à Policlínica Central. Ela também denunciou a depredação dos banheiros na praça, com portas quebradas e cadeados violados.

Visivelmente abalado, o protetor ainda contou à reportagem que tem medo de que os outros cães cuidados por ele e pessoas que frequentam o espaço, possam ser envenenados, também.

“O cachorro ele dançava, ficava perto de mim. Eu dava comida pra ele. Aí agora encontrei ele morto de manhã. Quem fez isso é capaz de fazer com os outros, também”, conta à reportagem.

O corpo do animal foi recolhido para ser enterrado em um local próximo ao cemitério Horto dos Ipês.

Foto: Gabriel Rodrigues/Rádio Tubá