Aventura: trilhas reforçam desafios e lazer em Santa Catarina

Grupo Sul em Trilhas é um dos mais conhecidos da região Sul


Trilhas, ou Trekking é uma atividade física aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. É, na verdade, a mais antiga e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu à qualidade de bípede e iniciou o ato de caminhar. Pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições.

Santa Catarina é um estado com inúmeras possibilidades para o turismo. São diversas regiões com belas paisagens, como a serra, o Sul ou a própria região da Grande Florianópolis. São cidades pequenas com muito potencial turístico, como é o caso de Orleans, Treviso, Laguna, entre outras.

E é com a questão do turismo que entra as aventuras: as trilhas. Em Tubarão, existe o grupo Sul em Trilhas, na qual Júlian Marcelino Araújo é uma das organizadoras, ao lado de Janaína Marcelino Araujo.

Júlian, que é advogada e trabalha com turismo, além de exercer outras funções, está semanalmente com os trilheiros em locais diversos, seja na pedra do Frade em Laguna ou em regiões mais distantes. Ela comenta como surgiu o grupo Sul em Trilhas e a procura por parte dos aventureiros.

“O grupo surgiu sendo uma criação minha e da minha mãe, e ela trabalha com turismo há anos e eu a acompanho. A gente sempre gostou de esporte, e começávamos a reunir pessoas para caminhar, fazer esportes em meio do turismo, que é um ecoturismo, também. O Sul em Trilhas já vai fazer seis anos, deu um ‘UP’ na pandemia, pois as pessoas estavam valorizando mais a região, conhecer lugares próximos, e abriu muito espaço ao ecoturismo”, comenta ela.

A organizadora também explica um pouco mais dos trabalhos realizados pelo grupo. “Há caminhadas mais fáceis, mais difíceis. Tem montanhismo, caminhadas no litoral. Cada caminhada tem uma história, uma ideia, e a gente sempre busca mostrar as formas de educação ambiental em cada local que a gente vai”, diz a organizadora.

O grupo é um dos únicos na região, sempre fazendo bons desafios para os trilheiros, que normalmente dura um dia, como explica Júlian.

“A ideia do grupo é não ter restrição. A gente gosta do grupo bem diverso, até para estarmos construindo. É uma evolução, vem crescendo, pois todo mundo que nos acompanha acaba incorporando esse culto, que é estar caminhando pela natureza, descobrindo coisas novas. Muitos vêm sozinhos, outros com amigos. São roteiros que geralmente são bate-volta para passar o dia”, afirma Júlian.

Trilhas reúnem pessoas de todo o Sul do estado

Muitas pessoas participam das expedições do grupo, e uma dessas pessoas é o trilheiro Carlos Eduardo Goulart Coelho, que relata como começou sua paixão pelas trilhas, e agora conta com uma página no Instagram, o Grande Mochila Verde.

“A trilha é muito importante para mim. Eu conheci o Sul em Trilhas quando apareceu a divulgação deles no Instagram. E era no meu aniversário. E isso me ajudou a passar por um momento difícil. Eu comecei a fazer trilha mesmo após um intercâmbio na Itália”, comenta o trilheiro.

O esporte é um dos mais praticados para quem busca lazer, desafios e até mesmo esvaziar a mente de dias estressantes. No entanto, é claro, é preciso estar preparado para um novo panorama de um meio esportivo totalmente diferente do que é futebol, basquete ou até natação.

Locais muito visitados e desafiadores como o Morro da Cambirela, em Palhoça, a trilha do Gravatá em Laguna, ou mesmo a região de Imbituba, faz parte do roteiro do Sul em Trilhas.

A organizadora volta a comentar sobre as trilhas, e exalta a região Sul catarinense, que conta com diversas localidades para realizar aventuras memoráveis.

“A gente é abençoada aqui em Tubarão com lugares tão lindos no litoral. Muito perto do litoral, da serra e da capital. Então, estamos em um local muito privilegiado. Temos cachoeiras, Gravatal ou Imaruí. Palhoça, a região de Treviso, Criciúma, e claro o nosso litoral que é riquíssimo, como Laguna sendo cidade história e de belezas naturais, observação de baleiia-franca. São muitas opções”, explica ela.

Para quem se interessar em realizar uma trilha memorável, pode entrar em contato com o Sul em Trilhas através do Instagram @sulemtrilhas.

Ouça a reportagem completa abaixo:

A entrevista foi editada para maior compreensão da reportagem.

Fotos: Sul em Trilhas e Grande Mochila Verde

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?