Astros falam sobre empolgação para a Tomada de Laguna e enaltecem criador do espetáculo

Thaís Melchior e Miguel Coelho continuam ensaiando para o maior teatro ao ar livre no Sul do Brasil


A coletiva de imprensa de “A Tomada de Laguna” aconteceu no último sábado (17), e reuniu os astros Miguel Coelho e Thaís Melchior, que vão viver Giuseppe e Anita Garibaldi, respectivamente. Além dos atores, o criador e roteirista do espetáculo, Adilcio Cadorin, junto de outros membros da produção, estiveram presentes para responder perguntas da imprensa da região.

Já sendo um espetáculo que surgiu há anos no município, a Tomada de Laguna retorna triunfante com dois atores de renome nacional. Thaís Melchior é conhecida pelas novelas Gênesis e Poliana Moça, e Miguel Coelho por Reis e Gênesis, contracenando com Thaís nesta última novela.

Essa participação de ambos em Gênesis tornou, aparentemente, a dinâmica ainda mais fácil para os dois atores, que agora viverão um outro romance, mas em um espetáculo ao ar livre.

Durante a coletiva de imprensa, Thaís comentou que ter trabalhado com Miguel anteriormente, facilitou bastante a dinâmica e a sintonia dos dois atuarem na peça.

“A gente já trabalhou, fizemos dois personagens muito marcantes, também, em Gênesis, a Raquel e o Jacó. A gente ficava no set de gravações 12 horas por dia. Hoje, da gente estar tendo essa oportunidade de novo, favorece muito, né? A gente já tem uma sintonia cênica. Já sabemos o processo de cada um. Ele já sabe que eu tenho minhas manias e minhas coisas, ele respeita, e eu também. Eu tenho o meu processo e o dele. Isso tem sido um fator muito positivo para a gente, para os ensaios”, diz a atriz.

A história de Anita Garibaldi é longa, e há detalhes que, ao longo do tempo, são encontrados através de cartas de Giuseppe. A revolucionária, como diz em uma música, é uma amante de noite e soldado de dia, mas sua história não poderá ser contada completamente devido ao tempo de duração de duas horas.

O criador da peça, Adilcio Cadorin, explica sobre as dificuldades que teve de escrever o roteiro do espetáculo, que é considerado o maior do Sul do Brasil, e adianta que a história é muito rica para explorar num todo.

“É muito rica a história dessa mulher, e não dá em duas horas encenar isso tudo. Então essa riqueza toda nos permite mudar o roteiro a cada evento. Mas mudar o roteiro a cada evento é um tanto custoso”, comenta ele em um trecho da coletiva.

Por ter uma história imensa, os atores, é claro, estão estudando e pesquisando para entrar mais na personalidade dessas figuras históricas. O ator Miguel Coelho revela que Cadorin tem sido sua principal fonte de pesquisa para o assunto.

“A gente começa nossa pesquis. Mas minha principal fonte de pesquisa se chama Cadorin. Qualquer dúvida que eu tenho, eu pergunto pra ele”, revela o astro.

Além disso, Miguel também comenta que está muito empolgado em viver o revolucionário italiano e que vem aprendendo muito com os lagunenses.

“Eu estou bem empolgado com tudo, com a maneira que a gente está sendo tratado, com o carinho da população, e, principalmente, a oportunidade de interpretar um personagem como esse. Poucos atores terão essa honra de interpretar Giuseppe Garibaldi e ter tantas camadas históricas para contar como nós iremos contar. E aprendendo muito com a população local aqui e os atores locais”, comenta Miguel.

A parte da pesquisa também é reforçada pela atriz Thaís Melchior, que volta a dizer que Cadorin tem um conhecimento profundo da história da Tomada de Laguna.

“Realmente, a nossa principal fonte de pesquisa de história vem do Cadorin. Como eu faleu, ele escreveu livros, é historiador, ele tem um conhecimento profundo da história, então ninguém melhor pra contar para a gente a construção desses personagens do que o Cadorin”, afirma Thaís.

No final da coletiva, ainda houve uma pequena encenação direto do Mercado Público, com os astros fazendo uma apresentação de poucos segundos diante do público.

A obra acompanha Anita, uma jovem moça catarinense e Giuseppe Garibaldi, um guerrilheiro italiano que mais tarde auxiliaria na independência da Itália. Mesmo com uma cultura totalmente diferente, Anita conheceu Giuseppe, se apaixonou, casou e teve participação decisiva tanto na Revolução Farroupilha quanto na própria personalidade de Garibaldi com o passar dos anos

Os ingressos podem ser adquiridos on-line no site https://tomadadelaguna.com.br/ onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia 13, está reservado para uma ação solidária.

Ouça a reportagem completa:

Fotos: Gabriel Rodrigues/Rádio Tubá

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?