Alta de casos de Covid-19 preocupa municípios da Amurel

Casos aumentaram após as festividades de Carnaval
Apesar da pandemia de Covid-19 ter passado, depois de três anos de luta da medicina e ciência em 2020, 2021 e 2022, os casos de coronavírus estão aumentando novamente na região da Amurel, preocupando as secretarias de saúde de alguns municípios.
Com a festa de Carnaval em algumas regiões, é possível que muitas pessoas contaminadas tenham interagido com outra não contaminadas, assim disseminando o vírus da Covid. Braço do Norte e Jaguaruna, estão alertando seus moradores após um aumento de casos da doença neste ano.
Somente em Braço do Norte, há 100 casos ativos dos 500 registrados em 2024. Ou seja, 100 pessoas estão infectadas e propagando o vírus para outros que estão saudáveis. Mesmo com a alta da pandemia ter passado, os casos estão aumentando em Santa Catarina.
A secretaria de Saúde de Braço do Norte orienta as pessoas que reforcem as medidas preventivas para conter a disseminação da Covid na cidade. Além da vacinação e atualização das doses de reforço, as pessoas também devem se ater ao uso do álcool em gel 70%, e caso esteja infectado, praticar o isolamento domiciliar, utilizar máscara e seguir as orientações médicas.
A outra cidade que apresentou acréscimo de casos de coronavírus foi Jaguaruna. Os casos subiram de 8 para 64, uma alta de cerca de 700% em uma semana, conforme os dados da Vigilância Epidemiológica.
Semanalmente, a coordenadoria realiza um levantamento do número de exames reagentes para as doenças. Nesta semana, Jaguaruna apresentou 64 exames reagentes para covid, 21 exames reagentes para influenza A e 42 exames não reagentes para a Covid.
O município emitiu um comunicado em suas redes sociais solicitando que a população redobre os esforços e adote medidas de precaução semelhantes às praticadas durante o período pandêmico.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias