Água do mar em Imbituba registra menor temperatura do ano em dezembro

As baixas temperaturas da água surpreenderam os banhistas


A água do mar na região de Imbituba, no Litoral Sul, registrou a menor temperatura de dezembro: média de 18,5ºC na terça (19). Com o calor acima dos 30ºC registrado nos últimos dias em Santa Catarina, as baixas temperaturas da água surpreenderam os banhistas.

A Epagri monitora a temperatura superficial do mar (TSM) na costa catarinense há mais de cinco anos. Os pontos de monitoramento em mar aberto são Itapoá, Balneário Camboriú e Imbituba. Em dezembro de 2023, a TSM média diária oscilou em torno de 26 °C no litoral Norte e 23°C no litoral Sul. Porém, no dia 13, aconteceu uma virada. Em apenas seis dias a TSM caiu quase 5oC em Imbituba, registrando uma média diária de 18,5°C no dia 19.

A TSM média diária é composta por 96 medidas da temperatura da água do mar realizadas por um termômetro mergulhado a uma profundidade de 50cm abaixo do nível da menor maré registrada no local nos últimos 10 anos. Essa disposição do equipamento é importante para evitar que ele não chegue a ficar fora da água em caso de marés muito baixas. 

No dia 20, às 5h30, a temperatura da água do mar em Imbituba chegou a 16,4 °C, a menor temperatura da água no ano, considerando um total de mais de 30 mil registros em 2023. Nem no inverno, tampouco no outono, quando a água costuma ser gelada, foram registrados valores de TSM tão baixos em Imbituba em 2023. 

Conhecido como ressurgência costeira, o fenômeno é comum na região Sul catarinense durante o período mais quente do ano. Ele se caracteriza pelo afloramento de águas frias e profundas em áreas mais quentes e rasas da costa.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?