Acadêmico de Laguna é premiado por estudo sobre a Covid-19

Leonardo Antônio Fernandes é estudante da Udesc, em Lages.


O acadêmico Leonardo Antônio Fernandes, natural de Laguna, foi premiado pelo Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) após estudo sobre a Covid-19.

Leonardo é estudante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, onde foi mestrando do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). O trabalho de Leonardo foi orientado pelo professor Gustavo Felippe da Silva e concorreu com dissertações de pelo menos OUTRAS 15 instituições. A premiação foi realizada durante a 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, em Águas de Lindóia-SP, em junho .

A pesquisa intitulada “Desenvolvimento de peptídeos ligantes à proteína Spike de SARS-CoV-2 baseados em uma defensiva vegetal” foi defendida em fevereiro. O estudo teve como propósito o desenvolvimento de uma proteína capaz de se ligar, especificamente, à proteína Spike do vírus da Covid-19.

As proteínas desenvolvidas acabaram servindo de base para uma outra pesquisa na Udesc Lages: a da doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular, Bruna Andersen. O estudo resultou em artigo científico e o trabalho foi capa de uma edição da revista Viruses, no ano passado.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?