Paróquia Santo Antônio de Pádua é a mais nova da Diocese de Tubarão
Nesta sexta-feira (20), às 19h30, a comunidade de Santo Antônio de Pádua viverá um momento histórico. Será instalada a 30ª paróquia da Diocese de Tubarão, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, a mais jovem da diocese. Além da instalação, tomará posse como pároco o Pe. Matheus Scremin Magagnin, natural de Treze de Maio.
É um momento único que a Diocese de Tubarão não vive desde 2021, quando a comunidade de São Martinho de Tours desmembrou-se Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Humaitá) e tornou-se paróquia, com o Pe. Realdo Sartor sendo o primeiro pároco.
A atual Paróquia Santo Antônio de Pádua foi uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Catedral) de 1982 a 2025. Oficialmente, nesta sexta-feira, acontecerá a instalação da nova paróquia. A criação se deu ainda no dia 1º de novembro de 2025, segundo decreto assinado pelo bispo diocesano, Dom Adilson Pedro Busin, CS, e o chanceler Pe. Nilo Buss.
“A expectativa é grande, não é só a posse como pároco, mas hoje também a instalação da paróquia. De modo especial foi criada no dia 1º de novembro, mas a instalação definitiva é hoje, então a partir desse evento único para a nossa paróquia, que marca de fato a caminhada pastoral e o novo andar da comunidade pastoral”, conta o Pe. Matheus à reportagem da Rádio Tubá.
História
A história da Paróquia Santo Antônio de Pádua começa ainda em 1981, quando convidados reuniram-se na casa do Sr. Alírio José da Silva e estudaram, junto ao Pe. Raimundo Ghizoni, então vigário da Catedral Diocesana, para estudar a possibilidade de formar uma comunidade eclesial.
Anteriormente, a catequese acontecia na casa das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, o Lar das Meninas, e já era sentido a necessidade de um espaço próprio para evangelização, encontros e celebrações. Pe. Raimundo anunciou que buscava adquirir um terreno para essa finalidade. A comunidade abraçou a ideia e iniciou rifas, festas e jantares para arrecadar recursos.
Em fevereiro de 1982 foram comprados o terreno e a casa que serviu como centro social. Em abril do mesmo ano, foi celebrada ali a primeira missa, marcando oficialmente o início da caminhada. Com o tempo, a comunidade cresceu. Surgiram pastorais, grupos e novas lideranças. Em 27 de setembro de 1992 foi lançada a pedra fundamental da igreja atual, inaugurada em 12 de outubro de 2001.
Comunidades e um futuro cheio de esperança
A nova paróquia possui, ao todo, seis comunidades, incluindo a Igreja Matriz. São elas: Santa Luzia, Santa Rita, São José (Mato Alto), Nossa Senhora das Graças (Madre), Santa Cruz (Congonhas) e São João Bosco (Congonhas e Santo Antônio).
O novo pároco também afirmou que era necessário uma paróquia na região, visto que, mesmo com três padres na Catedral Diocesana, era difícil atender a alta demanda na igreja Santo Antônio de Pádua e demais comunidades próximas.
Ele também diz que espera cumprir o objetivo que lhe foi dado por Dom Adilson Pedro Busin, CS, aproximar-se das lideranças e do povo, e organizar a estrutura da paróquia nos próximos anos.
“Eu espero cumprir o objetivo desde o início daquilo que foi o projeto criado, que é justamente favorecer a maior proximidade do padre com as lideranças e com o povo em geral. Ter um pouco mais a realidade de lá, que às vezes parecia estar um pouco abandonada. Não abandonada no sentido de que a Catedral não atendia, mas devido à demanda que era necessária, precisava realmente criar uma paróquia naquela região e a partir disso então começar”, afirma o padre.
“A esperança é de que entre os próximos cinco anos nós tenhamos uma estrutura mais organizada, que as paróquias estejam mais alinhadas e que haja, de fato, um espírito paroquial. Se conseguir ter um espírito paroquial e se tiver com a estrutura organizada, já fico feliz”, conta o padre.
Transmissão
A Rádio Tubá, através do 104.9 FM e Radiosnet, vai transmitir a Missa de Instalação da Paróquia Santo Antônio de Pádua e Posse Canônica do Pe. Matheus Scremin Magagnin como pároco a partir das 19h30.
Matéria: Gabriel Rodrigues











