Ação busca prevenir danos em futuros eventos climáticos e reduzir pressão sobre pilares das estruturas
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão iniciou nesta semana a retirada de troncos de árvores e entulhos que estavam presos aos pilares de pontes e à passarela na área urbana do município. O trabalho integra as ações preventivas voltadas à segurança das estruturas sobre o Rio Tubarão.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, o acúmulo de materiais ocorre principalmente durante eventos climáticos adversos.
“Durante períodos de enchente, as margens dos rios sofrem processos de erosão, fazendo com que árvores e outros materiais sejam arrastados pela força da água e, em muitos casos, fiquem presos nas estruturas das pontes”, afirmou.
Trabalho com motosserra e escavadeira
Em alguns pontos, o volume de material e o difícil acesso exigiram o uso de motosserra para cortar os troncos. Após a retirada, os resíduos foram levados para as margens do rio, onde receberão destinação adequada.
Os trabalhos ocorreram na rampa de acesso à passarela e também na região do deck da Rua Lauro Müller. Neste último local, os troncos estavam depositados na água e foram removidos com o auxílio de uma escavadeira, responsável pelo içamento do material até o talude.
Medida preventiva
A ação tem como objetivo minimizar o acúmulo de novos resíduos, reduzir a pressão sobre os pilares das pontes e melhorar o fluxo das águas, contribuindo para a prevenção de danos em futuros eventos climáticos.
Segundo a prefeitura, os materiais são trazidos pela correnteza do Rio Tubarão, desde sua nascente em Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, além do Rio Braço do Norte, que deságua nas divisas entre Tubarão, São Ludgero e Pedras Grandes, transportando resíduos desde sua nascente em Anitápolis.











