Professores de Tubarão participam de atividade prática de arqueologia em curso de formação

A proposta inclui atividades como oficinas, simulações de escavação e visitas a sítios arqueológicos
Professores da rede municipal de Tubarão participaram de uma atividade prática de escavação arqueológica simulada, como parte do curso de formação continuada “Arqueologia e Educação Patrimonial anos iniciais do ensino fundamental”. O curso, coordenado por Geovan Martins Guimarães e Luciane Pandini Simiano, está sendo desenvolvido ao longo deste semestre.
O objetivo do curso é capacitar professores para desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, integrando a Arqueologia e a Educação Patrimonial para valorizar a história e a cultura do patrimônio catarinense. A formação busca ir além da transmissão de conteúdos básicos, promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e histórica. A proposta inclui atividades como oficinas, simulações de escavação e visitas a sítios arqueológicos.
O curso é uma parceria com o programa de pós-graduação em Educação da UniSul e a Fundação de Educação de Tubarão, e está alinhado à Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A carga horária total é de 60 horas/aula. A formação aborda conteúdos como os fundamentos da Arqueologia e a história dos grupos pré-ceramistas e ceramistas da região sul do Brasil, além de práticas de arqueologia subaquática.
A ideia é que os participantes elaborem projetos de Educação Patrimonial aplicáveis à realidade escolar, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos em sala de aula.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias