Mutirão de fisioterapia garante agilidade no atendimento e melhores resultados aos pacientes em Tubarão

Na próxima semana, os atendimentos serão em grupos


A Secretaria de Saúde, por meio do núcleo de fisioterapia, iniciou um novo formato de atendimento que já vem trazendo resultados positivos para os pacientes em reabilitação. Nos mutirões de fisioterapia, é feito o chamamento de um número maior de pessoas da lista de espera do Sistema de Regulação (Sisreg), que passam por uma avaliação individual prévia. A partir dessa triagem, os pacientes são direcionados para atendimentos em grupo, de acordo com a patologia em comum.

“Esse modelo garante mais eficiência e dá aos pacientes a oportunidade de se reabilitar em um ambiente coletivo, que também contribui para a troca de experiências e para o fortalecimento emocional de cada um deles”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.

Os mutirões são voltados para patologias osteomioarticulares de membros superiores, membros inferiores e coluna. Os atendimentos coletivos são conduzidos por quatro fisioterapeutas lotados no núcleo de fisioterapia – dois no período da manhã e dois à tarde. As sessões são realizadas duas vezes por semana, o que possibilita otimizar o tempo de espera e ampliar o acesso ao serviço.Os resultados já observados incluem evolução funcional significativa, maior motivação e índices mais baixos de abandono de tratamento, especialmente em condições que exigem reabilitação contínua.

Nesta semana, dois dias foram reservados para a realização das avaliações iniciais. A partir da próxima semana, começam os atendimentos em grupo. Após a conclusão de cada ciclo, novos agendamentos serão feitos para avaliação e formação de novas turmas, garantindo a continuidade e a ampliação do acesso ao serviço.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias