Com selo nacional, Gravatal se consolida como destino turístico

Cidade passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro


Gravatal foi oficialmente reconhecida como município turístico pelo Ministério do Turismo. A cidade agora integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica que identifica os destinos prioritários para políticas públicas e investimentos no setor em todo o país.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Gravatal, Manuela da Rosa Gomes, a classificação representa um passo importante no fortalecimento do turismo local, ampliando as oportunidades de captação de recursos federais para infraestrutura, eventos, capacitações e campanhas promocionais.

“Estar no Mapa do Turismo Brasileiro reconhece Gravatal como destino prioritário para políticas públicas, programas e investimentos federais voltados ao setor. Isso valoriza nossos atrativos, aumenta a visibilidade e fortalece toda a cadeia produtiva: hotéis, comércio, gastronomia, serviços e cultura. É como um selo de qualidade que ajuda a cidade a crescer com planejamento, responsabilidade e sustentabilidade”, comemora a secretária.

A classificação deste ano, que passa a ser Municípios Turísticos, antes eram classificados nas categorias A e B do Mapa do Turismo. Gravatal até 2024 era classificado como B. 

“Com esse avanço, Gravatal se consolida como um destino estratégico para o turismo no Sul de Santa Catarina, fortalecendo sua imagem e ampliando oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da região. É um esforço de toda a gestão, em especial da secretária Manuela, para que chegássemos ao mais alto patamar da classificação”, destaca o prefeito Clei Rodrigues.

O prefeito complementa que “O município segue sendo exemplo de organização, transparência e compromisso com o turismo sustentável e de qualidade. Esse é um passo importante para que possamos crescer ainda mais, sempre valorizando nossa história, nossas águas termais e o que temos de melhor: a hospitalidade do nosso povo.”

Para a secretária, a conquista só foi possível graças ao trabalho coletivo. “Foi uma união entre a Secretaria de Turismo e Cultura, empresários, entidades, a IGR Encantos do Sul e o Comtur de Gravatal, que é um conselho atuante, responsável por acompanhar e fiscalizar o uso dos recursos da Taxa de Turismo — uma iniciativa pioneira e referência nacional, já que poucos municípios do Brasil possuem uma taxa efetivamente aplicada em melhorias para o turismo local”, detalha.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros que atendam aos critérios definidos por Ato Normativo do Ministério do Turismo, elaborado em conjunto com as Unidades da Federação. A iniciativa orienta a definição de políticas públicas, distribuição de recursos e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do setor em todo o território nacional.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias