Imagem de Nossa Senhora das Dores retorna a Tubarão após passar por restauração

A Procissão de Passos será realizada neste final de semana


Retornou a Tubarão nesta semana a imagem de Nossa Senhora das Dores, que passava por um minucioso processo de restauro na cidade de Orleans. Assim como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, restaurada de janeiro a março de 2024, a imagem de Nossa Senhora das Dores também necessitava de uma intervenção para bem conserva-lá.

A centenária imagem estava muito desgastada, contendo pequenas rachaduras, acúmulo de sujeira e desprendimento da camada de tinta. Diante das condição, o Padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral enviou a imagem para um laboratório especializado para realizar o trabalho de restauro.

Ficaram à frente do trabalho os restauradores e museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Dorigon, que durante meses se dedicaram incansavelmente na recuperação da preciosa imagem.

O trabalho foi bem desafiador, levando em consideração os danos e a riqueza de detalhes. Em estilo baiano, a imagem traz consigo belos desenhos, os chamados florões, característicos das escolas de esculturas baianas! Desde outubro de 2024 em processo de restauro, cinco meses depois a imagem retornou a Tubarão nesta segunda dia 31 de março!

Agora estará sendo ornamentada em seu andor, para reencontrar-se com seus devotos. A imagem de Nossa Senhora das Dores chegará nesta quarta-feira (2) na Matriz de Oficinas às 19h30, onde haverá missa. No domingo (6), retorna à Catedral para a Procissão do Encontro, que ocorre às 16 horas. 

A Rádio Tubá vai transmitir, no 104.9 FM e Radiosnet, como em todos os anos, a Transladação Luminosa e Procissão do Encontro.

Texto e foto: Juarez Porto

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias