Procon de Tubarão intensifica ações voltadas aos públicos e setores com mais demanda

Entre janeiro e junho, o Procon registrou mais de 2 mil atendimentos


O Procon de Tubarão registrou 2.078 atendimentos, entre os meses de janeiro e junho de 2025. O balanço aponta que, desse total, 1.526 atendimentos foram reclamações formais, 549 consultas e 3 denúncias. O levantamento semestral serve de base para avaliar os principais desafios enfrentados pelos consumidores do município e traçar estratégias de atuação mais eficazes.

Um dado que chama a atenção é o perfil etário do público atendido: consumidores com mais de 60 anos representam quase 50% de todos os atendimentos realizados no período. Foram 604 registros entre pessoas de 61 a 70 anos e 393 entre aquelas com mais de 70 anos.

Esse cenário pode indicar que os consumidores mais idosos estão não apenas mais conscientes de seus direitos, mas também mais expostos a abusos nas relações de consumo, sobretudo em serviços mais complexos, como descontos indevidos em aposentadorias ou benefícios previdenciários, e problemas recorrentes em contratos de telecomunicações.

Entre os setores mais reclamados, as operadoras de telecomunicações lideram com 452 registros, seguidas por bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 421 reclamações. Esses segmentos representam uma parcela significativa da insatisfação do consumidor local.

Os temas mais recorrentes nos atendimentos também reforçam essa tendência: crédito consignado, cartões de crédito consignados (329 casos) e telefonia móvel pós e pré-paga (193 casos) foram os principais motivadores de busca pelo Procon.

Com base nesses dados, o Procon de Tubarão pretende direcionar ações específicas para os públicos e setores mais demandados, visando ampliar a prevenção de conflitos e melhorar o atendimento ao cidadão. A ideia é promover ações educativas e atuar de forma mais estratégica junto aos prestadores de serviço. “Ao entender melhor as demandas da população, conseguimos agir de forma mais assertiva, fortalecendo a defesa dos direitos do consumidor e promovendo relações de consumo mais justas e equilibradas”, destacou o gerente do Procon, Daniel Machado.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias