Festas de fim de ano: fique de olho na alimentação

Uma alimentação balanceada para todos os tipos de gostos.


As festas de Natal e Ano Novo já estão chegando. A comida típica do Natal, todos sabem qual é. Um chester ou peru, com aquela farofa deliciosa que toda mãe sabe fazer, e um arroz à grega. Talvez um outro componente a mais, como uma maionese para completar a mesa.

E claro, no Ano Novo, não pode faltar na mesa a famosa lentilha, que toda avó entrega para deixar na carteira, desejando que o ano comece, além de saúde, com dinheiro no bolso.

Mas, claro, todos precisam ficar atentos quanto à alimentação. Ainda mais, o Natal e ano novo são recheados de uma boa comida, e ainda há sobremesa, como mousse de maracujá, pudim, entre outros. Isso pode ser perigosos para aquelas pessoas que seguem uma dieta rígida, ou mesmo para quem tem diabetes.

A nutricionista Cláudia Levandoski deu algumas dicas de alimentos saudáveis, como uma maionese com molho de abacate, e orienta que as pessoas optem por alimentos menos gordurosos durante essas festas. O anfitrião pode, além de fazer uma maionese especial, substituir o arroz normal pelo de quinoa.

“A quinoa ela é proteína, bastante proteica. Ela substitui o arroz. Coloca uma porção de quinoa, duas de água, eu coloco sal e um pouco dente de alho, e amasso bem”, comenta ela.

É preciso manter uma alimentação balanceada, com proteínas, frutas ou integral. A alimentação saudável mantém a saúde em dia, e claro, deve ser acompanhada pela prática de exercícios físicos.

De acordo com Cláudia, a pessoa precisa manter suas refeições nos horários corretos caso queira seguir uma alimentação mais regrada.

“Não deixar de fazer as refeições nos horários certos. Café da manhã depois das 10 horas, comer uma fruta. Às 12 horas, almoçar direito. Fazer um lanche da tarde com proteína, que fique saciado com algo integral ou frutas. Mas, há pessoas que só comem frutas pela tarde e sentem fome de noite. No jantar, começar pela salada e optar pelas carnes mais magras. As tradicionais e mais calóricas são o pernil e o tender. Optar pelas outras, como o peru e lombinho de porco, e não misturar muitos carboidratos”, afirma a nutricionista.

A nutricionista também deixou uma receita especial de um bolo de chocolate com cobertura de frutas, como morango, amoras silvestres e phisallis. E o melhor de tudo, é livre de glúten.

Receita completa:

  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha Zaya
  • 1 xícara (chá) xilitol ou açúcar de coco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ xícara de leite
  • 1 colher (sopa ) de fermento em pó

“Separei as claras e bati em neve na batedeira. Bati a massa e misturei as claras por último. Coloquei no forno pré-aquecido a 200 graus. Assei por 30 minutos, fiz o teste do palitinho. Tirei do forno, esperei esfriar. Derreti 100 gramas de chocolate 70% cacau e cobri o bolinho. Coloquei frutas: morango, amoras silvestres e Phisallis”, afirma.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Fotos: Cláudia Levandoski

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?