As principais notícias que marcaram a Igreja Católica e o Sul de Santa Catarina em 2023

Padre Raimundo, atentado em creche, Hercílio Luz & mais


O ano de 2023 está acabando, e a redação da Rádio e TV Tubá reuniu as principais notícias que foram destaques durante este ano, em cada mês, na Igreja Católica e em Santa Catarina.

Entre tantas notícias no ano, seja na região, no estado, no Brasil e no mundo, diversas delas ficaram marcadas na memória, seja do povo tubaronense e/ou catarinense.

Confira abaixo a retrospectiva da Rádio Tubá.

Janeiro

O Papa emérito Bento XVI faleceu no dia 31 de dezembro de 2022, tendo seu corpo sepultado no dia 5 de janeiro deste ano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele morreu aos 95 anos de idade. Entre 2 e 4 de janeiro de 2023, o corpo de Bento foi velado na Basílica de São Pedro, durante o qual cerca de 195 mil pessoas prestaram suas homenagens.

Seu funeral aconteceu no dia 5 de janeiro na Praça de São Pedro às 9h30, presidido pelo Papa Francisco e celebrado pelo Cardeal Giovanni Battista Re, e reuniu cerca de 50 mil pessoas.

Fevereiro

No dia 14 de fevereiro, durante a manhã, o prefeito Joares Ponticelli, e o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, agora ex-gestores, foram presos por supostas participações na investigação que apura favorecimento de empresa na prestação de serviços. A Operação Mensageiro é considerada o maior esquema de corrupção na história de Santa Catarina.

Março

O Hercílio Luz garantiu a terceira colocação do Campeonato Catarinense deste ano, após dois jogos quentes contra o Criciúma. A primeira partida foi vencida pelo Tigre por 2 a 0, enquanto na segunda, o Leão venceu por 2 a 1, mas não foi o suficiente para levar o clube à inédita final.

Abril

Atentado a creche, em Blumenau, que matou quatro crianças, todas menores de 10 anos, chocou o país e o mundo. O mês de abril ficou marcado por essa tragédia, que ainda culminou com cinco crianças feridas.

Poucos dias antes, uma professora havia sido assassinada por um aluno, em São Paulo, na frente dos estudantes na sala de Aula. Em seguida ao atentado de Blumenau, diversas outras tragédias aconteceram nas escolas do país. Isso fez escolas como o Colégio Dehon, em Tubarão, a reforçarem o sistema de segurança.

Maio

Dom Adilson Pedro Busin é nomeado como sétimo Bispo em Tubarão. Dom Adilson era bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS), e foi nomeado pelo Papa Francisco para a assumir a Diocese de Tubarão.

Junho

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, no dia 29, pela soltura do ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, na época ainda prefeito. Ele estava preso desde fevereiro por causa da Operação Mensageiro. A prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares.

Julho

No dia 2 de julho, a Catedral Diocesana de Tubarão ficou lotada de fiéis e autoridades, que acompanhara a posse de Dom Adilson Pedro Busin. Ele assumiu após um ano que a Diocese de Tubarão ficou como Sé Vacante, quando era administrada pelo padre Lino Brunel, depois que Dom João Francisco Salm foi transferido para a Diocese de Novo Hamburgo.

Investigado pela Operação Mensageiro, o maior esquema de corrupção da história de Santa Catarina, Joares Ponticelli renuncia ao cargo de prefeito de Tubarão no dia 10 de julho, após ter sido preso preventivamente em fevereiro. Junto dele, Caio Tokarski também renuncia ao cargo de ex-vice prefeito da cidade.

No dia 11 de julho, Deyvisonn de Souza renuncia como prefeito de Pescaria Brava, e Vicente Corrêa renuncia como prefeito de Capivari de Baixo no dia 17. Ambos também são investigados na Operação Mensageiro. Vicente foi solto com medidas cautelares no dia 24 de julho.

Agosto

Jairo Cascaes é eleito como prefeito e Moisés Nunes como vice-prefeito de Tubarão, após eleição indireta com votos exercidos pela Câmara de Vereadores. A outra chapa era composta por Zé Luiz Tancredo e Denis Matiola, que receberam apenas quatro votos contra 10 da chapa de Jairo e Moisés.

Setembro

O desfile no dia 7, a proclamação da república, retornou para a avenida Marcolino Martins Cabral. Desde 2019 o desfile não acontecia na tradicional avenida de Tubarão. Em 2022, o desfile havia sido realizado próximo à Arena Multiuso, desagradando muitas pessoas que preferiam ir ao Centro e acompanhar o evento da Rodoviária Velha até próximo ao museu Willy Zumblick.

Outubro

Os dias 7 de 8 ficaram marcados pelas fortes chuvas e alagamentos em toda a região Sul de Santa Catarina. Várias cidades acabaram decretando situação de emergência, devido as chuvas ininterruptas que assolaram o Sul por quase uma semana.

Novembro

Padre Raimundo Ghizoni morre aos 98 anos, no dia 6, deixando um enorme legado para a Diocese de Tubarão. Por 68 anos, ele dedicou sua vida à Diocese, exercendo por mais de 70 anos o sacerdócio.

O padre, que fundou a Aproet, foi pároco por 30 anos na Catedral Diocesana e mais 30 anos foi vigário paroquial da mesma paróquia. No dia 7 de novembro, foi realizado um cortejo fúnebre que percorreu as principais ruas da cidade e celebrada a missa pelo Bispo Dom Adilson Pedro Busin logo após o cortejo. Padre Raimundo está sepultado na cripta da Catedral, que ele ajudou a construir na década de 1960.

Dezembro

Padre Rafael Uliano é nomeado diretor-geral da Rádio e TV Tubá, após a morte de Padre Raimundo Ghizoni, que atuou como diretor geral por vários anos na emissora. O padre Rafael Uliano foi nomeado pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin no documento que apresentava as transferências de padres para o ano de 2024.

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?