Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Videocirurgia oncológica é realizada pela primeira vez no HNSC

Uma videocirurgia para o tratamento do tumor maligno do pâncreas foi realizada pela primeira vez, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), há alguns dias. Através de pequenas incisões e acompanhamento do campo operatório por vídeo, a equipe de cirurgiões retirou com sucesso todo o tumor do pâncreas e dos órgãos vizinhos (parte do estômago, duodeno e vesícula biliar) do paciente. Uma das vantagens deste tipo de cirurgia, denominada duodeno pancreatectomia, se realizada através de vídeo e não de forma tradicional (cirurgia aberta), é a redução do tempo de internação do paciente.

Segundo o cirurgião oncológico Dr. Cassiano Coral Accordi, esta recuperação mais rápida é muito importante, principalmente para os pacientes oncológicos, que podem estar muito debilitados ou que, após a cirurgia, necessitem retornar à quimioterapia. “Acredito que, em Santa Catarina, esta tenha sido a primeira vez que a duodeno pancreatectomia tenha sido realizada através de videocirurgia”, ressalta.

O investimento em novos aparelhos tem possibilitado que os cirurgiões do HNSC empreguem técnicas inovadoras. Além de um avançado microscópio cirúrgico, o HNSC é um dos poucos hospitais catarinenses a possuir um sistema completo de torres de vídeo.


Fonte: Chirle Ponciano e Luciana Wronski

IMAGENS