Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Unisul lança biografia de Dr. Otto Frederico Feuerschuette

Histórias de pessoas que fizeram a diferença no seu campo profissional e também na sociedade merecem que o seu legado seja eternizado. Talvez esta tenha sido a principal motivação para o doutor Irmoto José Feuerschuette escrever a biografia de seu pai Doutor Otto Frederico Feuerschuette, intitulada Dr. Otto: o Sacerdote da Medicina.

O livro é o resultado de dois anos de pesquisas e coletas de informações em livros, cartas e recortes de jornais regionais. A obra traz a história da família na Alemanha e fatos sobre a vinda para o Brasil, em 1870. Além de informações sobre a trajetória de Otto como estudante, médico, político (pois o médico também foi prefeito durante três mandatos em Tubarão e deputado constituinte), fazendeiro e como cidadão. Mais de 100 fotos e documentos históricos, como o certificado de graduação de 1910 estão anexados à obra e demonstram o profissionalismo e importância do médico que marcou a história de Tubarão.
Além de atuar em Tubarão, o doutor Otto viajava pela região a cavalo, canoa e trem para tratar enfermos que não tinham condições de sair da cama para buscar tratamento. No livro estão reunidos vários depoimentos de pessoas cujos familiares tinham sido tratados pelo médico, relatos de mordidas de cachorro até cirurgias complexas, que enriquecem as 247 páginas da publicação lançada pela Editora Unisul.

O coordenador do curso de Medicina da Unisul, João Ghizzo Filho, responsável por escrever a apresentação do livro, considera que Dr. Otto e seu filho Irmoto são referências para a medicina. E também que sua história é repleta de momentos emocionantes, situações dramáticas, grandes conquistas, dificuldades aparentemente intransponíveis, aspectos inusitados, mas seu destino estava predeterminado ao mais absoluto sucesso.

Fonte:
Cilene Macedo- Jornalista
Gestão de Comunicação

IMAGENS