Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Unidades escolares de Tubarão começam a receber os profissionais de saúde para a aplicação da dose contra o HPV

Neste ano, as meninas de 9 a 13 anos tem direito a imunização, fora desta faixa etária a dose só será disponibilizada para as mulheres soropositivas entre 14 e 26 anos.

Esta primeira dose será disponibilizada nas unidades escolares. Os pais ou responsáveis que não são a favor da administração da dose devem assinar o termo de recusa, que será entregue dias antes da ida dos profissionais de saúde à unidade escolar. "Depois de administrada a primeira vacina, a adolescente deverá retornar após seis meses na unidade de saúde para a aplicação da segunda dose. Outro reforço é necessário cinco anos depois da primeira aplicação", destacou a coordenadora de imunização do município, Juliana Nunes Cardoso.

A população feminina soropositiva, com idade entre 14 e 26 anos, deve receber a dose também. Para isso é necessário uma declaração de um médico ou enfermeiro de serviços que atendam pacientes HIV/AIDS (em Tubarão o serviço especializado é oferecido no CAES), prescrição médica ou receituário de uso de antirretroviral. Este documento deverá ser apresentado no ato da vacinação. O esquema vacinal para mulheres soropositivas é diferente: depois da primeira dose é necessário um reforço em dois meses, e a terceira dose seis meses depois da primeira.

De todas as unidades escolares do município, com adolescentes da faixa etária da campanha, apenas uma não será visitada. "O Colégio São José agradeceu o serviço oferecido pela Fundação mas não disponibilizará o espaço desta vez. Portanto, os pais de alunas deste colégio que tiverem interesse em imunizar suas filhas podem procurar uma sala de vacina", explicou a coordenadora.

Confira a lista das unidades de saúde com sala de vacina ativa:

Bom Pastor
São Martinho I
Vila Esperança
Revoredo
São Luiz
Congonhas
São Cristóvão
Sertão dos Corrêas
Mato Alto
KM 60
Morrotes
Campestre
Sais
Policlínicas: Beck e Central



Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT

IMAGENS