Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Tubarão completa 145 anos nesta quarta-feira!

Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida, recebeu levas de imigrantes portugueses: açorianos e vicentistas.

Durante a década de 1870, registraram-se três importantes fatos: a imigração europeia com predominância de italianos, seguida de alemães e outras nacionalidades, a criação da comarca de Tubarão em 1875 e a formação da Cia Inglesa The Donna Thereza Cristina Railway Co Ld. A ferrovia foi o primeiro e principal agente de mudanças econômicas e sociais no município, junto com a exploração do carvão e a imigração europeia.

O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. Foi o escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, atribuiu o dístico à cidade: “ o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul...”

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT

IMAGENS