Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Samu atende mais de 200 casos por mês

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tubarão, realizou em torno de mil atendimentos desde janeiro até maio deste ano. Quando o Samu é acionado pelo número 192, essa ligação é atendida na Central de Regulação, que fica em Criciúma. Através dessa ligação é realizada uma rápida triagem e o caso é encaminhado para o SAMU básico ou avançado.

O Samu Básico, lotado junto ao Corpo de Bombeiros, é coordenado e mantido pelo município, já o avançado, lotado em frente à praça Oswaldo Cruz, é através do governo do estado. As equipes de atendimento básico são formadas por técnico de enfermagem e motorista habilitado para o serviço. Hoje, o fluxo de trabalho é dividido em cinco equipes e o atendimento é oferecido 24 horas por dia.

De acordo com o coordenador do Samu Thiago Geremias Henrique, muitas pessoas não sabem quando podem ou devem acionar o serviço. "As indicações para um contato imediato são: dores no peito de aparecimento súbito, situações de intoxicações, queimaduras graves, trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto, problemas respiratórios graves, crises convulsivas, acidentes graves, crises psiquiátricas, perda de consciência e sangramentos/hemorragias. Mas na dúvida é importante acionar o serviço", esclarece.

O município disponibiliza dois veículos para o atendimento: o veículo de transporte (ambulância), usado em casos mais simples e o veículo de intervenção rápida, que é um veículo 4x4 utilizado principalmente para chegar em locais de difícil acesso.

No momento em que a regulação faz a solicitação de atendimento, o Samu é acionado para atender outros municípios, mesmo sendo mantido por Tubarão, é o caso de Armazém, Pedras Grandes, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Gravatal e Treze de Maio.



Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT

IMAGENS