Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Sábado é Dia D de vacinação contra a gripe

Para facilitar o acesso ao serviço de saúde, neste sábado, dia 30 de abril, será realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe, todas as unidades de saúde estarão abertas em horário alternativo, das 8h às 17h.

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que as doses estarão disponíveis até dia 20 de maio e que não há nenhuma informação de que faltará doses, o repasse está sendo realizado normalmente. É importante que a população evite a aglomeração de pessoas, principalmente em ambientes de saúde. Somente no primeiro dia da campanha, 8500 doses foram aplicadas em pessoas que pertencem ao grupo de risco.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A dose oferecida na rede pública de saúde é a Trivalente, essa imunização protege contra os vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

As doses estarão disponíveis para 5.282 crianças (de 6 meses à menores de 5 anos), 2.692 trabalhadores de saúde, 12.074 idosos (mais de 60 anos), 992 gestantes, 163 puérperas, 881 pessoas privadas de liberdade e 11.714 pessoas com doença crônica. Para receber a dose, os trabalhadores de saúde devem apresentar documento do conselho profissional ou que comprove a profissão e, os doentes crônicos devem apresentar atestado médico.

As crianças que nunca foram imunizadas contra a gripe, os pais devem ficar atentos. Após 30 dias da primeira aplicação, é necessário retornar à sala de vacina para receber um reforço. Essa orientação é válida também para as crianças de até 8 anos, com doença crônica.

A coordenação de Imunização do município, através da enfermeira Juliana Nunes Cardoso, observa alguns cuidados necessários para evitar a proliferação da doença:

- Sempre que tossir ou espirrar tape o nariz e a boca com lenço de papel;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
- Se tiver sintomas de gripe, evite cumprimentar com abraços, beijos ou aperto de mão; e
- Evite lugares com aglomeração de pessoas;
- Se não tiver as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, nariz e boca;
- Se você faz parte do grupo de risco, você deve ir até uma sala de vacina a partir do dia 25 de abril para receber a dose;
- Em casos de dúvidas, procure sua unidade de saúde para outras informações


Fonte: Decom PMT

IMAGENS