Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Previsão indica risco de geada na região

A Defesa Civil emitiu um alerta a população para as baixas temperaturas que já estamos enfrentando e para aquelas que virão. Segundo a previsão do Epagri/Ciram a cada dia desta semana a temperatura baixa 1 ºC, exceto na quinta-feira (9) e no sábado (11), onde a temperatura baixará 2 ºC. Durante as madrugadas que precedem tais dias terá ainda o risco de geada. Nestes dias, os cuidados devem ser intensificados.

Em Tubarão, as temperaturas ficarão da seguinte forma: Na quarta-feira (8), máxima de 16 ºC e miníma de 5 ºC. Durante a quinta-feira (9), a maior temperatura será de 9 ºC e a menor de 3 ºC. Sexta (10) a temperatura caí para 2 ºC e no sábado (11) se aproxima dos 0 ºC.

Com temperaturas tão baixas, é preciso estar atento ao risco de geada.

Conheça a diferença entre geada e neve: A neve forma-se pela sublimação do vapor em altitudes mais elevadas e a geada manifesta-se próxima ao chão. Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados pelos agricultores em relação as plantações e aos animais. Isso porque a geada os afeta diretamente, devido a sua exposição, podendo ocasionar até mesmo o congelamento de plantas e hipotermia.

Como proteger minha agropecuária?

Hortaliças: As mesmas devem ser cobertas com panos ou com plástico. Estes garantirão a proteção das mesmas. Se o agricultor optar pelo plástico, é necessário retirá-lo ainda nas primeiras horas do dia, caso contrário, a planta pode até mesmo queimar. A utilização de estufas também cabe aqui como forma de proteção.

Animais: Para os bovino cultores, a recomendação é recolher os animais do pasto e abrigá-los em locais seguros. Já para a suinocultura e avicultura, o ideal é reforçar o aquecimento e a proteção dos galpões. Isso pode ser feito com a cobertura do galpão, bem como, com seu fechamento ou com a colocação de aquecimento artificial.

Cuidados com os moradores de rua:

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social está se empenhando para realizar rondas diárias pelo município em busca de moradores de rua para recolhimento. Estas abordagens são feitas das 7h até as 16h pelo Creas Pop e após a Guarda Municipal faz uma ronda até as 23h30. Durante este tempo, a Fundação fica à disposição para receber ligações e realizar recolhimentos. O telefone para contato é 3629-2039.

Os moradores que aceitam abrigo, são levados até ao albergue onde podem ficar pelo tempo máximo de cinco dias. Se optarem por fazer o cadastramento no Creas Pop, o tempo pode ser indeterminado de acordo com a demanda de atendimento a cada morador.

Fonte: Decom/ PMT

IMAGENS