Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Pista de skate é reinaugurada em Tubarão

Um sonho realizado. Assim o skatista e também grafiteiro Thomas Don Braga descreve a reabertura da pista Jair Freecia Júnior, popularmente conhecida como The Rock, a Rocha. Ele foi um dos artistas que grafitou a parte externa da pista neste sábado (24) durante as comemorações de reinauguração do espaço.

Das 10h às 22h, skatistas de todas as idades aproveitaram para conhecer as novas curvas da The Rock. O novo tom azul da parte interna lembra uma piscina, já a parte exterior está bem colorida, com os desenhos dos artistas. “É um sonho ver esta pista reformada. Andei muito aqui quando era criança. É muito emocionante estar agora não só andando de skate aqui, mas também participar da grafitagem”, conta Thomas.

O artista pintou um índio. “É um pajé, uma referência também a Tubanharõ”, relata. O nome de Tubarão advém de Tubanharõ, nome que era atribuído a um famoso cacique. Com as pesquisas do historiador Amadio Vettoretti pode se desfazer a confusão histórica. Segundo o pesquisador, Tubanharõ era a forma como os índios chamavam o rio que corta a cidade e em tupi-guarani significa pai-feroz, pois o rio tanto fornecia a água e alimentos, como um pai, mas poderia ser feroz, devido às enchentes cíclicas. No entanto, há registros de um cacique com o nome de Tubanharõ, mas ele teria vivido na região de Araranguá.

Durante o dia, os skatistas puderam andar na pista e acompanhar as manobras radicais dos esportistas reconhecidos Rodolfo Ramos, Felipe Foguinho, Murilo Peres e Vi Kakinho, por sua vez, a turma do grafite, composta por Douglas Augusto, o Dogz, Bagre Hommies, Kinho, Pedro Guimarães, Nando, Umbert Danka e Thomas Don Braga manobraram as latinhas de spray para personalizar a pista. No final da tarde, uma solenidade marcou a reinauguração da pista. O prefeito Olavio Falchetti agradeceu o apoio dos skatistas, representados por Alex Foizer, que auxiliar durante a reforma, dando as dicas importantes para que a reformulação da pista fosse feita de forma a propiciar as melhores condições para a prática do esporte. Olavio também saudou os idealizadores da pista, construída no final da década de 1970 pelo então prefeito Paulinho May, Evandro Bittencourt, juntamente com os amigos Pedro Paulo Júnior e Marcelo Gonzaga.

“Queremos agradecer todo o apoio recebido, as dicas e o acompanhamento do pessoal do skate. A pista está pronta para ser usada e ontem (sexta-feira), assinamos com o governo do estado o convênio para a construção de uma nova pista de skate, com recursos do deputado Joares Ponticelli e contrapartida da prefeitura. Esta nova pista será construída ao lado da Arena Multiuso e será voltada para a modalidade street. Além disso, a prefeitura vai adquirir os módulos de obstáculos para leva-los para os bairros, em uma ação itinerante. Estamos investindo no esporte porque acreditamos na sua importância para a formação do cidadão”, adianta o prefeito.

O hoje arquiteto e urbanista Evandro Tamoio relembrou o início das atividades na pista, que foi construída utilizando como base um chafariz. “O skate estava começando e ganhando força quando a pista foi construída. Logo ela ficou conhecida pelos campeonatos que nós fazíamos e é muito bom estar aqui na reinauguração com os meus amigos e com a nova geração”, afirma Evandro.

Após a solenidade, iniciaram os shows com as bandas Art. 288, Chubazada Crew, John Jack e Implosivo Blues.


Programação - A reinauguração da pista foi um dos eventos que marcou o início das comemorações do aniversário de 144 anos de Tubarão. Pela manhã, um encontro entre cavaleiros e barqueiros reviveu parte importante da história do município. Ainda no sábado foi realizado o 1º Festival de Natação Pequenos Tubarões, no Clube 29 de Junho, voltado para crianças entre 5 e 12 anos.

No domingo estão previstos mais dois eventos. Um deles é esportivo e inicia às 14h. “Domingo à Tarde na Beira-Rio” tem como objetivo realizar uma série de atividades esportivas na rua Marechal Deodoro entre a ponte Nereu Ramos e a antiga rodoviária.A atividade segue até as 17h.

A partir das 18h tem início uma série de apresentações musicais. O palco será montado em frente ao Centro Municipal de Cultura e Esporte. Se apresentam as bandas Cavaleiros Marginais , Idésio Silvestre, As Xaves, Surf Trio, além do grande show nacional com Dazaranha.

Na segunda-feira, a programação tem sequência com a instalação do Fórum Parlamentar para tratar da conclusão das obras da Oficina Henrique Lage da Ferrovia Tereza Cristina. O encontro será às 14h30, no Salão Nobre da Unisul. À noite, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores realiza no Centro Integrado de Artes, a Bolha, a entrega dos títulos de honra ao mérito e de cidadão tubaronense.

As atividades encerram na terça-feira, dia do aniversário de Tubarão. Nesta data serão abertas três exposições no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick: mostra Zumblick Iluminado, Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão e exposição de fotos antigas de Amadio Vettoretti. Já a mostra Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão reúne 16 poesias feitas por alunos da rede municipal de ensino e que tratam de Tubarão. A iniciativa é da Fundação Municipal de Educação.


Fonte: Decom PMT

IMAGENS