Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Oficinas recebe primeira assembleia do Orçamento Participativo

Dar voz às necessidades e reivindicações da população. Este é o objetivo do Orçamento Participativo. As assembleias da primeira fase do OP iniciam nesta terça-feira (3), na região de Oficinas e São Tomé.


Os bairros e comunidades de Tubarão foram divididos em 18 regiões. As assembleias seguem até agosto. Nesta primeira etapa são escolhidos os delegados que representarão cada região, além de elencadas as prioridades. Cada região terá um representante e a cada grupo de 10 pessoas presentes à assembleia, será escolhido mais um delegado. Desta forma, a região que tiver maior número de pessoas participando da reunião, terá mais representantes. Todas as prioridades são repassadas à secretaria de Urbanismo para verificar os projetos e orçamentos.


Após as assembleias (confira o cronograma abaixo), serão realizadas as Caravanas da Solidariedade. Nesta etapa, os delegados visitam as comunidades para conhecer a realidade e conferir a necessidade de cada região.


A terceira fase do Orçamento Participativo é a realização da assembleia geral. Este é o momento em que as obras são definidas e encaixadas no orçamento do município.


“O Orçamento Participativo é o espaço para o exercício da cidadania. É o momento para que a população define o que é prioridade, as obras e projetos importantes. É também uma forma de as pessoas conhecerem melhor a realidade do seu município, saberem como funciona a máquina pública, como é definido o orçamento, como ele é executado, ajudando assim, a decidir como e de que forma o município se desenvolve”, observa o prefeito Olavio Falchetti.

Fonte: Decom PMT

IMAGENS