Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Nível do Rio Tubarão é estável

Com a trégua nas chuvas provocadas pela ação do ciclone subtropical Cari, o nível do Rio Tubarão estabilizou. Por volta do meio-dia desta quarta-feira (11), o nível do rio chegou a 3,80m na estação da Agência Nacional de Águas (ANA) na ponte Orlando Francallaci, a ponte do Quartel, e estabilizou.



“A tendência agora é que este nível comece a baixar. Pode ser que haja oscilações se voltar a chover forte na região da encosta da serra”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.



Ao longo deste dia, o acumulado de chuva é de 8mm, também segundo a estação da ANA. Valor bem abaixo dos 121 mm registrados ontem, sendo que 80mm foram concentrados das 19h a meia-noite de terça-feira.



Drenagem – As fortes chuvas da noite de terça-feira provocaram alagamentos em vários bairros do município, com a água entrando em algumas casas e também em pátios. Ainda durante a noite, equipes da Infraestrutura iniciaram os trabalhos de desobstrução de redes de drenagem e até aberturas de valas em vias públicas como ocorreu na rua Raul Corrêa de Souza, na Passagem, próxima à Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Rufino Francisco.



Na manhã desta quarta-feira (11), a equipe da Infraestrutura esteve no local para verificar a situação e constatou que apesar da abertura da vala na rua, a água não baixava. “Resolvemos fazer uma inspeção e descobrimos que a ponta da rede, que joga a água para o Rio Seco estava coberta por entulhos de construção, impedindo a passagem. Fizemos a desobstrução e a água foi drenada”, explica o gerente de Obras da secretaria de Infraestrutura Guilherme Daufenback.



Orientação – A secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta aos moradores das áreas mais altas que se observarem a movimentação de pedras e de terra entrem em contato com órgão pelo 199. Equipes da secretaria irão até o local para fazer a inspeção.

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT

IMAGENS