Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias IR 2019: parte do valor das declarações pode ser destinada aos projetos do FIA

A declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é uma oportunidade para que os contribuintes possam auxiliar as instituições beneficentes do município através do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). No último ano, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tubarão recebeu cerca de R$ 215 mil através desse mecanismo.



A declaração de Imposto de Renda precisa ser feita até o próximo dia 30. O FIA é um fundo público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido e durante o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. O pagamento da DARF referente à doação deve ser efetuado até o último dia útil de abril.



O Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) funciona como suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente e é gerido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Por meio dele é possível arrecadar recursos e os que provêm de doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, são dedutíveis do Imposto de Renda.



Como contribuir - o próprio formulário eletrônico da declaração completa, seja uma nova ou o ajuste anual, possui o ícone que indica o local a ser preenchido, e os demais passos a serem seguidos, de acordo com as instruções na tela. As doações não causam nenhum ônus ao contribuinte, apenas um remanejamento de parte do imposto devido para que o FIA o redirecione às instituições e órgãos indicados nas declarações.



Mais informações: conselhos@tubarao.sc.gov.br ou no 3906-1037.

IMAGENS