Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Intensa programação marcará aniversário de 144 anos de Tubarão

Para comemorar os 144 anos da Cidade Azul, a prefeitura está organizando uma intensa programação. Estão previstos eventos culturais e esportivos.

As atividades iniciam no sábado, com a realização de dois grandes eventos. Das 10h às 22h ocorre a reinauguração da pista de skate, no Centro (leia mais sobre este evento neste link.)

Às 10h será realizado no Clube Náutico de Tubarão o encontro entre os integrantes Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra e o grupo que vem pelo Rio Tubarão saindo de Laguna. O encontro será realizado pelo segundo ano e tem como objetivo relembrar as trocas dos produtos que eram trazidos pelos tropeiros e barqueiros no século 18. Da Serra são trazidas pinhas e maçãs, e de Laguna, peixe. A atividade será realizada às margens do Rio Tubarão. Após a troca simbólica haverá apresentações musicais e de teatro. Esta ação tem apoio da prefeitura de Laguna e também dos clubes 29 de Junho e do Clube Náutico de Tubarão.

Ainda no sábado será realizado o 1º Festival de Natação Pequenos Tubarões. O evento é voltado para crianças de 5 a 12 anos. O festival será no clube 29 de Junho. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 pelos e-mails andrecatedra@hotmail.com e morinedu@ibest.com.br.

No domingo também estão previstos mais dois eventos. Um deles é esportivo e inicia às 14h. “Domingo à Tarde na Beira-Rio” tem como objetivo realizar uma série de atividades esportivas na rua Marechal Deodoro entre a ponte Nereu Ramos e a antiga rodoviária. “A rua será fechada e será um espaço para que a população possa aproveitar a beira-rio para patinar, andar de skate, andar de bicicleta, tomar chimarrão, praticar slackline, mini-tênis, hóckei de grama, além de brinquedos como cama elástica”, afirma o coordenador de Ações Esportivas da Fundação Municipal de Cultura e Esporte Antônio de Lara. A atividade segue até as 17h.

A partir das 19h tem início uma série de apresentações musicais. O palco será montado em frente ao Centro Municipal de Cultura e Esporte. Os shows seguem até as 22h, com grupos locais e regionais.

Na segunda-feira, a programação tem sequência com a instalação do Fórum Parlamentar para tratar da conclusão das obras da Oficina Henrique Lage da Ferrovia Tereza Cristina. O encontro será às 14h30, no Salão Nobre da Unisul. À noite, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores realiza no Centro Integrado de Artes, a Bolha, a entrega dos títulos de honra ao mérito e de cidadão tubaronense.

As atividades encerram na terça-feira, dia do aniversário de Tubarão. Nesta data serão abertas três exposições no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick: mostra Zumblick Iluminado, Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão e exposição de fotos antigas de Amadio Vettoretti.

“A exposição Zumblick Iluminado são os painéis de LED que reproduzem obras do artista que estão percorrendo o estado desde setembro e fazem parte das comemorações do centenário do tubaronense”, relata a coordenadora de Ações Culturais Lilian Guedes.

Já a mostra Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão reúne 16 poesias feitas por alunos da rede municipal de ensino e que tratam de Tubarão. A iniciativa é da Fundação Municipal de Educação.

A terceira exposição é de fotografias feitas pelo historiador Amadio Vettoretti e cedidas pela família. “São fotos antigas que mostram diversos momentos e temas como sociedade, cidade, política, entre outros. São imagens muito interessantes e que mostram a história de Tubarão”, observa Lilian.

A programação completa está disponível no site www.tubarao.sc.gov.br

Fonte: Decom PM

IMAGENS