Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Inicia a Campanha contra a Hepatite B

Todas as unidades com sala de vacina estarão com atendimento especial neste sábado (26), das 8h às 17h, dando início à Campanha de Vacinação contra a Hepatite B. Depois desse dia a campanha segue em horário de funcionamento normal das unidades de saúde e Policlínicas de Referências até 1° de agosto.

Essa campanha tem o objetivo de iniciar o sistema vacinal contra a hepatite ou colocar em dia. No entanto, quem já possui as três doses da vacina não precisa fazer, mas se houver dúvida é importante ir até a unidade de saúde com a carteirinha para confirmação. “A hepatite B é uma doença grave e pode causar complicações como cirrose e câncer de fígado”, destaca a coordenadora de imunização do município Juliana Nunes Cardoso.

As doses devem ser administradas da seguinte forma: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, por isso é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para confecção de tatuagem, colocação de piercings e usar preservativo em relações sexuais.

O grupo alvo são pessoas de 0 a 49 anos, gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas com relacionamento homoafetivo, coletores de lixo
e tatuadores.

As doses só serão encontradas nas unidades de Saúde com salas de vacina: Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fabio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, Km 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Beck e Central.

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT

IMAGENS