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Notícias Hospital Socimed implanta sistema de atendimento por prioridade

Com a crescente demanda de atendimento e a busca por excelência contínua na prestação de serviços, o Socimed implantou recentemente, em seu Pronto Atendimento, um protocolo que busca atender o paciente por prioridade e não mais por ordem de chegada. Utilizado em grandes hospitais, o Protocolo de Manchester se dá através do uso de cores, que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos ainda mais rápidos.

Após uma triagem baseada em sinais e sintomas que definem a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, identifica-se o cliente com pulseiras de cor respectiva a gravidade: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho – que indicam respectivamente não urgente, pouco urgente, urgente, muito urgente e emergência.

Como o fator tempo, em Saúde, pode fazer toda a diferença para se salvar vidas ou minimizar sequelas, a implantação do Protocolo de Manchester permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência, a partir de uma organização adequada das prioridades. Além disso, com a diminuição do risco clínico, evita-se o uso de recursos de urgência advindos da inobservância das condições do paciente antes do agravamento do quadro.

Outro diferencial desta classificação de risco está em trazer maior segurança ao cliente, com previsão mais clara do tempo em que será atendido. O uso do Protocolo Manchester é também a garantia de oferta de um serviço homogêneo, com padronização do serviço prestado pelo hospital.

Para implantar o procedimento, a equipe de Qualidade do Socimed participou de treinamentos específicos, preparando os profissionais para o atendimento dentro do Protocolo. Participam da equipe de profissionais capacitados os enfermeiros Maria de Lourdes S. Duarte, Dayane Damásio Moraes dos Santos, Mônica Carine de Carvalho Pacheco e Jossé de Farias.

Fonte: Elke Schuch
Assessora de Imprensa

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