Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias HNSC comemora 112 anos de atuação

As quase 20 mil internações e mais de 151 mil atendimentos ambulatoriais em 2015, reforçam o legado da instituição em continuar oferecendo assistência médico-hospitalar de qualidade a toda região.

Fundado pela Congregação das Irmãs da Divina Providência em 1904, o maior hospital de Santa Catarina, em número de leitos, ao longo dos anos tem conquistado respeito e admiração de profissionais da área da saúde e de autoridades de todo o país por ser considerado hospital de resolutividade e de referência em diversas especialidades médicas. Desde abril de 2015, a instituição hospitalar passou a ter como mantenedora a Associação Congregação de Santa Catarina, rede social filantrópica, a serviço da vida que mantém outras 32 casas nas áreas da saúde, educação e assistência Social, espalhadas em oito estados brasileiros.

Diante da atual conjuntura econômica, é um desafio para a instituição manter uma gestão equilibrada, portanto, todo o esforço para os próximos anos está no aprimoramento dos processos internos para alcançar uma gestão autossustentável. Além disso, a instituição quer continuar sendo referência em procedimentos de alta complexidade, nas diversas categorias, aumentando o número de procedimentos e credenciando novos serviços como de alta complexidade em Urologia, em neurocirurgia, como serviço de referência nacional de plexo braquial, credenciamento de centro de alta complexidade em Cardiovascular e em cirurgia pediátrica.

Dentre as outras ações que integram o planejamento estratégico da instituição para os próximos quatro anos está à ampliação do Setor de Emergência, viabilidade econômica para a construção de mais dez leitos à UTI Adulto, bem como a ampliação e reforma da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal/Pediátrica.

Adequar as práticas para promoção e disseminação da responsabilidade socioambiental em relação aos resíduos gerados pela instituição e reduzir o consumo de água e energia elétrica também será responsabilidade dos gestores do Hospital nos próximos anos. Por meio da efetivação da segregação dos resíduos, educação da comunidade hospitalar, melhorias na estrutura física, bem como o uso consciente dos recursos naturais, a instituição buscará incentivar as boas práticas de sustentabilidade e fazer disso um legado entre todos que atuam na instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HNSC

IMAGENS