Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Gripe: vacina faz efeito a partir de 15 dias da aplicação

Depois de 2009 e 2010, quando o mundo se mobilizou para minimizar os impactos da gripe H1N1, a imunização por meio da vacina somada às medidas preventivas de higiene têm conseguido cumprir o objetivo. Ainda assim, apesar de a sociedade ter compreendido a necessidade de se prevenir especialmente em período de troca de estação, do outono para o inverno, é sempre importante esclarecer as principais dúvidas, contribuindo com a imunização e redução dos riscos ocasionados pela gripe.

É importante saber que o período de incubação da gripe varia de três a cinco dias, sendo que a transmissão pode ocorrer antes mesmo de aparecer os sintomas. Essa transmissão se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

O Hospital Socimed já conta com doses da vacina tetravalente, que imuniza tanto contra a influenza H1N1, quanto a outros dois tipos de influenza sazonais, a H3N2 e a B. É importante lembrar que a vacina não tem efeito imediato, já que a proteção começa efetivamente após duas semanas (15 dias) a partir da administração da dose.

A vacina apenas é contra-indicada a quem estiver com febre ou que tenha alergia ao ovo. Os sintomas da gripe H1N1 são aparentemente semelhantes aos da gripe comum, mas requer cuidados especiais se a pessoa apresentar febre alta acima de 38 ou 39º C, de início repentino, dor muscular, dores de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, podem ocorrer vômitos e diarreia.

Para saber mais sobre as doses de vacina disponibilizadas pelo Hospital Socimed, basta entrar em contato pelos telefones (48) 3621-2500 ou 3301-2634.

Fonte: Elke Schuch

IMAGENS