Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Estacionamento Rotativo em Tubarão funcionará em caráter educativo

Os motoristas que trafegam pelas ruas de Tubarão devem ficar atentos. A partir da próxima segunda-feira (2) reinicia na cidade, o Estacionamento Fácil.

Na primeira semana, o sistema funcionará em caráter educativo. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29) em uma reunião, entre o prefeito Olavio Falchetti, o vice Akilson Machado e representantes do consórcio Extran.

Anteriormente, o sistema foi implantado na cidade por parquímetros. Mas segundo os representantes do consórcio, o antigo aparelho, não atendeu as necessidades estéticas e funcionais que eram esperadas. "Dessa vez, o sistema é completamente autônomo e detecta a presença do veículo na vaga e posteriormente comunica a ação ao servidor central”, conta Sérgio Iran, representante da Extran.

Nesta primeira etapa, o Estacionamento Rotativo, estará funcionando nos seguintes locais: rua Marechal Deodoro da Fonseca (atrás da antiga rodoviária até a ponte Nereu Ramos), avenida Marcolino Martins Cabral (do Art Hotel até o calçadão) e rua Coronel Collaço.

Nesta primeira fase, serão 217 vagas disponíveis. As equipes da Extran realizarão trabalhos de panfletagem a partir da próxima semana e estarão nas ruas orientando todos os motoristas para quaisquer dúvidas.

A empresa disponibiliza duas opções na compra de créditos. Anteriormente, o motorista adquiria um cartão e recarregava. No novo sistema, o cartão será substituído por uma TAG, que é uma espécie de chip que cada condutor colocará no vidro do carro. Para aqueles que não quiserem aderir à nova tecnologia, créditos avulsos também serão vendidos pelos monitores.

A TAG custará R$ 40 e nos primeiros 30 dias, este valor será convertido em horas ao motorista. "O Estacionamento Fácil é uma necessidade que a população reeinvidica. A rotatividade melhorará a mobilidade urbana", destaca o prefeito.

O consórcio Extran gastou aproximadamente R$ 2 milhões para implantar este novo sistema no município. "Tubarão está recebendo a melhor tecnologia existente neste setor", conta Euclides Abraão, investidor da empresa.

Postos de vendas: Os pontos de venda credenciados são identificados de duas formas: através de adesivos de identificação do estacionamento rotativo e por meio dos monitores devidamente uniformizados. O usuário já poderá adquirir o crédito avulso ou TAG nos seguintes pontos:

-Caça e Pesca (Rua Coronel Collaço)
-Ativa Esportes (Av.Marcolino Martins Cabral)
-Loja Marcante (Rua Marechal Deodoro)
- Farmárcia Top Farma (Rua Marechal Deodoro)

O Estacionamento Fácil funcionará de segundas as sextas-feiras, das 8h às 18h. E aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Decom PMT

IMAGENS