Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Editora Unisul lança biografia de Genésio A. Mendes

A editora Unisul lança a obra “Genésio Antônio Mendes - A razão de tudo”, no dia 25/6, no hall do Cinema do Farol Shopping, às 20 horas. Genésio tem uma trajetória, no mínimo, curiosa: de vendedor ambulante de remédios a empresário bem sucedido. A obra dispõe em mosaico diferentes vozes, com entrevistas, depoimentos, ilustrações e memórias, que buscam revelar o homem por detrás da figura pública.

Segundo a autora, professora Amaline Mussi, o livro não obedece a uma cronologia fechada nem se contém nos limites de uma proposta tradicional. “A disposição escolhida assegura leituras individuais. Você vai perceber que um fato pode ser remissivo ou projetivo, tudo dependendo da leitura. Foram plantados sinalizadores, sim, mas lembrando que a obra é reescrita pelo leitor”, comenta.

Ainda de acordo com ela, o trabalho foi feito de modo a deixar com que a história fosse contada pelos próprios personagens. “Este foi o principal desafio: dar voz aos fatos, e a cada um que veio chegando com suas memórias; assegurar que eles falassem por si”. Além do biografado, Amaline entrevistou conhecidos, amigos e familiares, em diálogos ora programados, ora espontâneos. O processo durou quase três anos. “Mas em uma dimensão que não é numérica, tenha certeza”, ressalva Amaline.

A iniciativa de transformar a história do empresário em livro partiu dos filhos dele, Maria Helena, Márcio e Vera Lúcia Mendes. “A ideia já era antiga, em função de tudo o que ele realizou em termos de vida pessoal e profissional. Além disso, a gente tinha uma preocupação em não deixar essas memórias se perderem com o tempo”, diz Vera Lúcia. Finalizado o trabalho, o sentimento é de orgulho. “É muito gratificante. Ao dar esse presente para ele, nós, familiares, também estamos nos presenteando”.

Fonte: Cilene Macedo
C&M - Comunicação e Marketing
Unisul

IMAGENS