Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Diocese de Tubarão se prepara para a cerimônia de ordenação e posse do Padre João Francisco Salm neste sábado

A Diocese de Tubarão prepara-se para receber seu sexto bispo, Dom João Francisco Salm, neste sábado, às 9 horas. A cerimônia de ordenação e posse do novo bispo será realizada na Catedral Diocesana da cidade.

O Papa Pio XII criou a diocese em 1955 e abrangia todo o sul do estado. Mais tarde, cedeu parte do seu território para a criação da Diocese de Criciúma. Seu último bispo foi Dom Wilson Tadeu Jönck, que em 28 de setembro do ano passado foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis. A diocese ficou vacante. Nesse período, o padre Sérgio Jeremias exerceu a função de administrador diocesano.que permaneceu a frente da Diocese.


Saiba mais sobre o novo bispo

Pe. João Francisco Salm nasceu no dia 11 de outubro de 1952, em São Pedro de Alcântara. Fez os estudos primários em sua terra natal, depois passou a estudar no Pré-Seminário de Antônio Carlos, onde ingressou com 12 anos.
-De 1967 a 1972 estudou no seminário Nossa Senhora de Lourdes, em Brusque. De 1973 a 1975, frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais da Fundação Educacional de Brusque.

-De 1975 a 1979 fez o curso de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina. Foi ordenado diácono em 13 de maio de 1979, em Camboriú.

-Em janeiro de 1984 foi nomeado reitor do Santuário Episcopal Nossa Senhora de Azambuja e reitor do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes.

-De janeiro de 1992 ao final de 2008 exerceu o ministério de reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. De junho de 1992 até 1996, foi juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis.

-Desde novembro de 2011 é ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis. Foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis, como representante dos seminários da Arquidiocese.


Fonte: CNBB

IMAGENS