Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Como se portar à mesa durante as refeições

Ao sentar-se para comer e notar o guardanapo de pano, não esqueça de colocá-lo sobre seu colo. Caso se depare com mais talheres do que está acostumado, fique tranquilo, a sequência de uso será sempre dos mais distantes, para os mais próximos do prato. Na hora de cortar algo, use o garfo com a mão esquerda e a faca com a direita, lembrando que faca é apenas para cortar alimentos mais fibrosos, pois os menos consistentes devem ser cortados apenas com o garfo.


Fique atento e evite colocar cotovelos sobre a mesa ou falar gesticulando com talheres nas mãos, enquanto está comendo. Parece bobagem, mas é muito comum isto acontecer, sem que as pessoas percebam o que estão fazendo.
Quando o serviço é de buffet, é permitido levantar para se servir quantas vezes for necessário, sem constrangimento. Sendo assim, aproxime-se da bancada, escolha os alimentos e monte seu prato com bom senso, sem deixá-lo abarrotado de comida.


Lembre-se de que provocar ruídos durante a refeição é feio! Assim como soprar comidas quentes para esfriá-las, sugar sopas fazendo barulho, ou qualquer tipo de som alto, na hora de mastigar, pois causa desconforto para quem está ao seu lado. Procure comer sempre de boca fechada e, se precisar falar, evite conversar enquanto está mastigando.


Pode acontecer um espirro, ou outra manifestação involuntária. Peça, então, desculpas e seja o mais discreto possível. Caso perceba que deve ir ao toalete para se recompor, antes coloque seu guardanapo deitado na mesa, peça permissão e retire-se. Quando voltar, sente-se e recoloque o guardanapo em seu colo e continue a refeição. Quando terminar, deite o garfo e a faca, lado a lado, sobre o prato, sinalizando que finalizou. Se estiver saciado e perguntarem se deseja algo mais, agradeça e responda que está satisfeito. Nunca diga: - Estou cheio!


Um tópico muito importante é o relativo às crianças. Elas precisam da assistência de um adulto, dependendo da idade. Ajude-as, especialmente com jarras de suco, bules com bebidas quentes, entre outros, dando-lhes suporte enquanto comem. É uma excelente oportunidade para que elas se familiarizem com este tipo de situação. Monitorá-las é importante e recomendações discretas nunca são demais, mas falar alto ou dar broncas escandalosas em público não convém.


Fonte: Estela Maura
http://estelamauraresponde.blogspot.com.br

IMAGENS