Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Campanha de vacinação contra Hepatite encerra na sexta-feira

Mais de 420 pessoas já foram vacinadas na Campanha de Vacinação contra a Hepatite B. A vacinação faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites, em consideração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho. A campanha iniciou com o “Dia D”, em que os postos de saúde ficaram abertos das 8h às 17h, e encerra na sexta-feira, dia 31 de julho.

Além das 424 doses já oferecidas nos postos de saúde, foram realizados pelo Núcleo Epidemiológico de Tubarão 17 testes rápidos, uma estratégia eficaz que permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde publica, visto que sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

Todas as pessoas que ainda não têm o calendário completo de vacina contra o vírus podem comparecer a uma Unidade de Saúde que possua sala de vacinação para receber a dose.

A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa a irritação e inflamação do fígado. Também pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), já que pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante relação sexual desprotegida.

A transmissão sanguínea ocorre por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado, que é uma prática comum entre usuários de drogas injetáveis, em acidentes com material perfurante contaminado, entre trabalhadores da área da saúde, por meio de pequenos ferimentos presentes na pele e nas mucosas, hemodiálise, por transfusão de sangue, principalmente quando a contaminação acontece do doador de sangue para o receptor.

A campanha de vacinação contra a Hepatite é uma realização do Ministério da Saúde.

Unidades de Saúde com sala de vacina ativa: São Martinho I, CAIC, Fábio Silva, KM 60, Humaitá, Congonhas, SAIS, São Cristóvão, Morro da Caixa, Bom Pastor, Revoredo, São Luiz, Morrotes, Vila Esperança, Mato Alto, Sertão dos Corrêas, Campestre, Santo Antônio, Oficinas I e Sala central - Núcleo Epidemiológico.

Fonte: Decom PMT

IMAGENS